sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Miomas na Gravidez

Uma das questões mais preocupantes que rondam a cabeça de muitas mulheres é com certeza quanto aos miomas, ainda mais se há uma gestação ou se estão tentando engravidar.


A fim de esclarecer algumas dúvidas e tranquilizar nossas leitoras este artigo trata sobre as principais preocupações a respeito do assunto:

O que sabemos é que os miomas são tumores benignos, que são encontrados com maior frequência no útero, um problema considerado normal e que acomete muitas mulheres em período fértil, pode ocorrer na puberdade, mas desenvolve-se principalmente na fase adulta com incidência maior nas mulheres de pele negra e em mulheres que nunca engravidaram, seu desenvolvimento se dá devido a elevados níveis de progesterona no sangue.


Nem todos os miomas dificultam a gravidez, o que ocorre é a dificuldade do espermatozóide em encontrar o óvulo que pode ocorrer devido aos miomas submucosos, que são aqueles localizados próximos a cavidade uterina e que distorcem essa cavidade ou miomas intramurais que são os mais comuns localizados na parede do útero que comprimem as trompas.


Mas estudos comprovam que a maioria das mulheres não apresentam problemas durante a gestação e nem dificuldades na hora do parto devido a existência de miomas, em todo caso deve-se fazer um acompanhamento com um profissional para que não ocorra a possibilidade de vir a desenvolver uma gravidez de alto-risco, além do acompanhamento médico e exames rotineiros de pré-natal deve-se ter uma atenção especial, mesmo quando não há sintomas anormais.


Durante a gravidez o estrogênio que é um hormônio feminino tem seus valores elevados, por isso os miomas crescem durante a gestação e podem aumentar consideravelmente de tamanho, causa principal de abortamentos, uma vez acompanhadas por profissionais experientes em que a gestação se desenvolva sem problemas os miomas não afetam em nada o feto.

Algumas mulheres com miomas relatam sentirem mais dor do que as que não têm esse problema, isso se deve ao fato de um crescimento exagerado e desregulado dos miomas que acabam por embolizar, literalmente o mioma morre, pois através desse crescimento ele não recebe sangue suficiente para sua nutrição, por esse motivo a dor se torna mais frequente, os miomas em grávidas quando não acompanhados por médicos aumentam a incidência de partos prematuros e elevam em até seis vezes a chance de um parto por cesárea.


Na maioria dos casos não há necessidade de tratamentos, uma vez que os miomas não causam sintomas desconfortáveis. Trata-se de uma doença muito comum e devem-se descartar os procedimentos cirúrgicos quando desnecessários.



Fonte: Sexo Frágil

Nenhum comentário:

Postar um comentário